top of page
Foto do escritorfecaba

RESGATANDO A HISTÓRIA DA FECABA/2015

O presidente Telmo Riomar faz um balanço do basquete no Espírito Santo em 2014 e dos planos para 2015


Notícia publicada em 05/03/2015



Cada uma das 27 federações filiadas possui sua história e contribui para o desenvolvimento do basquete nacional. Na Federação Capixaba de Basquetebol (FECABA), o presidente Telmo Riomar faz um balanço do basquete no Espírito Santo em 2014 e dos planos para 2015, além de explicar algumas prioridades da sua gestão.

Balanço da temporada 2014

Em 2014, realizamos os campeonatos estaduais de base, coordenamos os treinos das seleções capixabas que disputaram os quatro Campeonatos Brasileiros Sub-15 e Sub-17 da CBB, organizamos os festivais de mini basquete e entregamos a premiação aos destaques da temporada. Marcante também foi o fato de o atleta capixaba Marcos Henrique Louzada ter se sagrado campeão do Sul-Americano Sub-15 pela Seleção Brasileira. O destaque é em razão dele ter sido convocado ainda atuando em terras capixabas.

Quais as competições que mais se destacaram em 2014?

O destaque fica por conta das nossas classificações nos Campeonatos Brasileiros de base da CBB. Terminamos em quinto lugar no Sub-15 e em quarto no Sub-17, ambos no masculino da 1ª divisão. Embora estas colocações não tenham nos trazido medalhas, elas significaram as melhores colocações do Espírito Santo nos últimos 30 anos.

Como está sendo desenvolvido o trabalho nas categorias de base?

Nas categorias masculinas, temos tido boas disputas e surgimento de bons atletas. Hoje, temos 11 atletas atuando em outros estados e até fora do Brasil. Assim, diria que estamos em nosso "ritmo histórico", ou seja, isso sempre ocorreu em nosso estado: boas disputas e bons atletas. Quanto ao feminino, não estamos bem. Só temos tido competições em nível escolar, assim mesmo com pouquíssimas equipes participando.

E nas competições adultas.

Após termos duas equipes masculinas no Novo Basquete Brasil (NBB), deixamos de tê-las, e sem perspectiva de retorno no curto prazo. E isso reflete nas disputas internas. Depois de finais com ginásios lotados, não conseguimos realizar o Estadual Adulto pelo segundo ano consecutivo. O mesmo acontece com o feminino. Não temos tido as disputas oficiais. Apenas torneios menores.

Os planos para a temporada 2015.

Nossos planos estão condicionados a obtenção de financiamento e este é sempre o nosso trabalho número um. Fazer esporte encareceu muito. Não existe mais a figura de clubes que pagavam tudo e o patrocínio para o esporte amador é difícil. Estão havendo mudanças políticas em vários entes públicos do nosso estado. O certo é que teremos os estaduais de base, as seleções nos brasileiros, cursos, os festivais de mini basquete e os eventos de 3x3.


Fonte: CBB

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page